MINHA TERRA



CLICK NA SETA DO PLAY, E LEIA COM MÚSICA )



Confissão de um Dissipado


Minha terra, minha origem, meu torrão, meu berço natural.
Musa adorável que sempre dá colorido aos meus sonhos e dentro deles consegue me conduzir aos saudosos momentos da minha inesquecível e tenra infância.
Tu és fonte inesgotável de minha inspiração, o que me faz pensar diuturnamente de estar sempre ai; andando por tuas ruas, mas... sempre ai: plantado em teu solo que parece nunca desgrudar de meus pés. Chão que apesar de tão distante ainda sinto pisando-o, empoeirado e lambuzado com tua terra roxa, tal quando criança, que brincava feliz. Por isso vivo remoendo de saudades de ti. Saudades de tudo que é teu: do teu povo bonito e alegre, risonho, simples e amável; do meu fazer nada sentado nos degraus da igreja-matriz; de teus pássaros maviosos que me acordavam nas manhãs de minha aurora; da tua flora farta e perfumada; do calor do teu Sol de verão e da brisa confortável de tuas agradáveis noites de luar; do prosear animadamente descontraído sob a copa de tuas árvores e dos colossais sorrisos nos bate-papos em mesas de botequins; das tuas festas temporárias e dos alegres cancioneiros nas tuas plantações e colheitas; da alegre música do alto-falante que muito falava de amor e do agitado frenesi da tua feira-livre; das donzelas debruçadas nas janelas si rindo à toa, enquanto, pacientemente, esperavam pelos bem-amados e das festas missionárias com suas procissões; das “peladas” de futebol na grama da praça e do canto melancólico de teus carros de bois deslizando nos becos e ruas, enfim, tudo de ti é só saudade para este filho que fica a te dever presença, mas que confessa tê-la brilhosa no fundo do coração.



Um comentário:

  1. José Pedreira, falar de Nossa Terra é falar de nossas raízes; incrível a maneira como você relata: parece que estamos vivendo aquela realidade tão linda e tão distante que nos faz sentir uma saudade sem fim. Para mim, você é realmente UM GRANDE ESCRITOR. Não me canso de renovar Meus Parabéns !! Abraços !!!! Suzete Cruz

    ResponderExcluir